sábado, 21 de fevereiro de 2009

Cuidado com os Eufemismos


Vivemos numa época cujos eufemismos têm predominado em nossa sociedade. A propósito, eufemismo é o nome dado ao ato de suavizar a expressão de uma idéia substituindo a palavra própria por outra mais polida, mais delicada, mais branda. Chamo aqui a atenção para tais eufemismos porque, muito sutilmente, eles vão se introduzinho aos poucos em nossos pensamentos com o propósito de anestesiá-los quanto à realidade que nos cerca. Portanto, se não tivermos um verdadeiro senso crítico, seremos tentados a olhar com mais simpatia para aqueles pecados que a linguagem eufemística muito habilmente tenta encobrir. Veja, abaixo, alguns exemplos do que eu estou querendo dizer:

"Ela não é uma prostituta; é uma Garota de Programa"

"Aquele sujeito não contou uma mentira; ele apenas faltou com a verdade"

"Aquilo não é pornografia; é apenas nudez artística"

"Isto não é promiscuidade; é somente amizade colorida"

"Ele não roubou, mas simplesmente subtraiu os bens alheios"

Temos que tomar muito cuidado com tais armadilhas verbais, pois elas podem nos fazer pensar que aquilo que a Bíblia chama de "pecado" não é algo tão grave assim, ou seja, é apenas um "deslize bobo sem maior importância".
Se alguém te der um frasco de veneno cheio de conteúdo mortífero, mas arrancar o seu rótulo e substituí-lo pelo rótulo da Coca-Cola na sua presença, pergunto: você teria a coragem de ingerir esse líqüido? Tenho certeza que não! Da mesma forma, não podemos aceitar a idéia de tratar o pecado como se ele não fosse, de fato, pecado. As pessoas podem lhe dar o nome que quiserem. Podem, inclusive, camuflá-lo, vestí-lo, maqueá-lo ou pintá-lo. Aliás, e por falar em pintar, as pessoas podem colorir o pecado com as mais variadas cores: azul, verde, vermelho, rosa ou amarelo. Mas, ainda assim, ele sempre continuará a ser "preto"! E você sabe por quê? Porque está na sua essência ser assim. O pecado jamais deixará de ser pecado, assim como Deus jamais deixará de ser Deus. Por isso, tome muito cuidado com as palavras e com aquilo que elas significam...

Abraços,

Autor: Carlos Augusto Vailatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário