quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Significado do Número "666"


Introdução

Desde o I século A.D. tem havido muita especulação em torno do número "666" e de seu possível significado. Nas linhas a seguir, buscaremos fornecer algumas informações (nem sempre conhecidas dos leigos) sobre esse enigmático número.

I - Apocalipse 13.18 e suas Variantes Textuais

A fim de iniciarmos este breve estudo, forneço abaixo a minha tradução literal de Apocalipse 13.18, a qual está baseada no The Greek New Testament:

"Aqui a sabedoria está. O que tem entendimento calcule o número da besta, pois número de ser humano é, e o número dela é seiscentos e sessenta e seis".

Embora a variante "seiscentos e sessenta e seis" seja amplamente atestada em vários manuscritos gregos antigos, há, pelo menos, outros três registros variantes desse número que o apresentam como: 665, 646 e 616.[1] Apesar de tais variantes não serem comprovadas por um número grande de testemunhas, todavia, elas existem e, por isso, devem ser mencionadas aqui.[2]

II - O Número "666" e a Gematria[3]

Alguns textos representam o número 666 pelas letras gregas khi xi sigma. Isto, de acordo com alguns, é a prova conclusiva do fato de que a gematria[4] foi usada pelos escritores da Bíblia. Em resposta a essa afirmação devia ser assinalado que nem todos os textos contêm essa leitura. Alguns manuscritos têm o número escrito para fora (à margem) e alguns contêm a leitura variante "616", conforme mencionei acima. Mesmo se a leitura original fosse khi xi sigma não pode ser provado que o número per se continha valores místicos ou simbólicos. Somente alguém que já viu a multidão de tentativas de identificar o Anticristo na base deste número poderá ver a futilidade da exegese baseada na gematria.

Na Antigüidade, o imperador Nero (37-68 d.C.) foi considerado um provável candidato a ser o Anticristo porque o seu nome, quando escrito com caracteres hebraicos, tinha o valor numérico de "666".[5] A análise de seu nome é como segue:

Nun = 50
Rêsh = 200
Vav = 6
Nun = 50
Kaf = 100
Sámek = 60
Rêsh = 200

Total = 666

Irineu, um dos pais da igreja (135-202 d.C.), em Contra as Heresias, faz menção do fato de que o termo lateinos (referência à língua latina, a língua de Roma), em grego, era uma possível identificação do Anticristo porque ele tinha o valor numérico de "666", embora o próprio Irineu não pareça adotar essa idéia. Os valores das letras são os seguintes:

L (Lambda) = 30
A (Alfa) = 1
T (Tau) = 300
E (Épsilon) = 5
I (Iota) = 10
N (Nu) = 50
O (Ómicrom) = 70
S (Sigma) = 200

Total = 666

O comentário de Irineu sobre este número é interessante e instrutivo:

"É mais seguro e sem perigo esperar o cumprimento desta profecia do que se entregar a elucubrações e conjecturas sobre nomes, porque é possível encontrar quantidade enorme deles que combinam com este número [ 666], e o problema continuará o mesmo, pois, se há muitos nomes com este número, continuará a valer a pergunta de quem será o nome do que deve vir. Com efeito, não é por falta de nomes que tenham o número do nome do Anticristo que falamos assim, mas por temor de Deus e pelo zelo da verdade".[6]

O teólogo inglês, Henry Alford (1810-1871), nota que a palavra lateinos vem a ser a mais próxima para a solução do problema, embora ele também prefira manter a questão em aberto. Outros candidatos a terem seus nomes associados ao número "666" incluem o Papa Leão X (1475-1521), Martinho Lutero (1483-1546) e o Imperador Adriano (76-138 d.C.). Algumas explicações do número estão baseadas na forma do número 666 como ele aparece no texto. Neste sentido, a seguinte solução é dada:

"(...) o grande significado deste número é visto quando nós nos lembramos de que o símbolo secreto dos grandes mistérios pagãos antigos era SSS ou 666; e que hoje ele é a conexão entre eles e o seu reflorescimento no espiritismo e na teosofia, os quais objetivam a união de todas as religiões em uma.
A primeira e a última destas três letras são a abreviação da palavra Cristo. De modo que, quando nós temos o ksi, como uma serpente curvada, colocada entre eles, nós vemos um ajustamento do símbolo do Messias de Satanás - o Anticristo".[7]

III - A Ku Klux Klan e o Número "666"

A solução mais artificial encontrada para o significado deste número foi aquela de Frederick Dunning em The Christian Century (O Século Cristão). Seu argumento se desenvolve assim:

"Este enigma tem confundido as mentes dos estudantes da Bíblia por séculos, mas quando a Ku Klux Klan é usada como a chave, ele se torna tão simples quanto jogo de criança. Vamos começar com as letras mágicas K.K.K. com sua própria pontuação que as sinalizam. Webster conta-nos que 'a multiplicação é expressa muitas vezes por um ponto entre os fatores', assim K.K.K. = K x K x K. O valor numérico de K é onze, pois ela é a décima-primeira letra em ambos os alfabetos, Inglês e Hebraico [ e em português também]. Substituindo este valor por K nós temos K.K.K. = 11 x 11 x 11 = 1331. Este é o valor numérico da amostra de K.K.K. Mas há uma falta. O fundador e primeiro líder da K.K.K. foi expulso e deve ser restaurado antes de nós termos o perfeito símbolo da Ku Klux Klan. Adicionando este número perdido nós temos 1331 mais 1 = 1332. Este é o valor numérico perfeito da Ku Klux Klan. O número no verso 18, portanto, é o número da besta enquanto que no capítulo como um todo a Ku Klux Klan é representada por duas bestas, a saber, a besta com sete cabeças e dez chifres representando a dinastia de William Joseph, líder da Ku Klux Klan, e a besta que se parecia com um cordeiro, mas 'falava como um dragão' representando a dinastia de Hiram, líder da Ku Klux Klan. Portanto, para receber o número de uma besta nós devemos dividir o número completo por dois (1332 / 2 = 666). E este é o número pelo qual o profeta pode ser conhecido (...)".[8]

Além dessa explicação curiosa, mas equivocada, alguns outros candidatos também tiveram seus nomes relacionados ao temido número 666, dentre os quais, Adolf Hitler, Joseph Stalin, Fernando Collor (também, quem mandou confiscar o dinheiro de nossas contas poupança?!) e Ellen G. White.

IV - Bill Gates, Windows 95 e a Web

Não obstante os nomes citados acima, eu gostaria de destacar outros casos interessantes e também mais recentes de nomes relacionados ao "666". Por exemplo, o nome de Bill Gates, o fundador da MICROSOFT, e o nome WINDOWS 95 (o sistema operacional que é uma de suas criações), convertendo estes nomes para os valores encontrados na tabela ASCIL (American Standard Code for Information Interchange), que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação":

B = 66
I = 73
L = 76
L = 76

G = 71
A = 65
T = 84
E = 69
S = 83

Total = 666

W = 87
I = 73
N = 78
D = 68
O = 79
W = 87
S = 83
9 = 57
5 = 54

Total = 666

E, para finalizar, gostaria de citar ainda a "Rede de Alcance Mundial", também conhecida como World Wide Web, ou WWW. Até mesmo ela não escapou de estar relacionada ao número 666.[9] Isso ocorre porque alguns acreditam que as siglas WWW, em hebraico, ficam assim: Waw, Waw, Waw (referência à "sexta" consoante hebraica, Vav, que alguns transliteram como W, e não como V), cujo valor numérico também é 666. Acredita-se que tal rede irá controlar o sistema monetário, sendo qualificada como moeda Universal (isso a identificaria com a besta). Veja novamente o equivalente numérico abaixo:

Vav = 6
Vav = 6
Vav = 6

Total = 666

Conclusão

Podemos concluir esse breve estudo dizendo que tais exegeses superficiais são características daqueles que cedem à numerologia mística. Nesses tipos de cálculos, números são relacionados às letras em alguns alfabetos escolhidos apropriadamente ou inventados.

Além disso, às letras do nome da vítima pretendida são dados seus números, e a estas eles são adicionados. Se a soma não resultar no desejado 666, o nome é apropriadamente modificado de forma errada e, se necessário, mais do que um alfabeto é empregado. Algumas vezes, quando o numerólogo é incapaz de unir um significado a um nome em sua língua nativa, o nome é soletrado em uma linguagem estrangeira. Deveria ser óbvio que tal metodologia exegética não tem lugar em um sistema saudável de hermenêutica. Se seguirmos tal "método" de interpretação, então qualquer forma de identificação com o Anticristo será possível de ser achada se a pessoa tentar bastante o suficiente.

Penso que se o Espírito Santo (quem inspirou João a escrever o Apocalipse) quisesse nos revelar o nome do Anticristo de forma mais clara, certamente o teria feito. Porém, se Ele entendeu que não era apropriado identificar o Anticristo em Ap 13.18, isso deve nos servir de alerta para que não nos tornemos especuladores improdutivos. Talvez isso explique o uso do misterioso número 666. Mas, afinal de contas, o que esse enigmático número significa? Bem, em algum momento no futuro creio que obteremos a resposta a essa pergunta. Por hora, acredito que melhor do que querer conhecer a identidade do Anticristo, é conhecer bem a identidade do próprio CRISTO.

Na paz dEle,

Autor: Carlos Augusto Vailatti
______________________
[1]
ALAND, Barbara, ALAND, Kurt, KARAVIDOPOULOS, Johannes, MARTINI, Carlo M. & METZGER, Bruce M. The Greek New Testament. 4ª ed., Stuttgart, Deutsche Bibelgesellschaft, 2001, p.862 (cf. nota sobre o verso 18).
[2] As outras três ocorrências bíblicas do número 666 são encontradas em: 1 Rs 10.14; 2 Cr 9.13; Ed 2.13.
[3] Baseio-me, principalmente, em: DAVIS, John J.
Biblical Numerology: a basic study of the use of numbers in the Bible. Grand Rapids, Baker Book House, 2000, pp.143-147.
[4] Gematria é o nome dado à "Ciência de interpretar um texto sagrado de acordo com o valor numérico das letras das palavras. Há vários sistemas diferentes de gematria. Ela foi muito usada durante a Idade Média, e posteriormente pelos cabalistas e os seguidores do rabino e cabalista Shabbetai Zevi. Ela deriva do II século E.C., quando o Rabi Judá argumentou que Jr 9.10 (Ninguém passa por... e as bestas fugiram) significa que a cidade de Judá estava deserta por 52 anos. Isto é porque o valor numérico da palavra hebraica para bestas é 52" (COHN-SHERBOK, Dan.
A Concise Encyclopedia of Judaism. Oxford, Oneworld Publications, 1998, p.80).
[5] Nas palavras abaixo, o nome de Nero aparece em hebraico como: "Nero César".
[6] IRINEU.
Contra as Heresias. Livro V, 30,3. São Paulo, Paulus, 1995, p.599. (O número entre colchetes é meu). Quando Irineu fala sobre a necessidade de "esperar o cumprimento desta profecia", ele está se referindo ao cumprimento de Jr 8.16, texto este que, segundo ele, faz referência ao Anticristo. Além disso, Irineu também cita outras duas palavras, cujos valores numéricos correspondem a 666. São elas, EYANTHAS e TEITAN. Ele acredita que há uma probabilidade muito grande deste último nome (TEITAN) ser o nome do Anticristo. (Cf. Idem, ibidem, pp.599, 600).
[7] DAVIS, John J.
Biblical Numerology, p. 145.
[8] DUNNING, Frederick. "Ku Klux Klan Fulfills the Scripture".
The Christian Century. XLI, Nº 38, 1924, p.1207.
[9] Vários outros exemplos curiosos e, para dizer a verdade,
fantasiosos de nomes associados ao número 666 podem ser encontrados em: MALGO, Wim. O Controle Total 666. Porto Alegre, Obra Missionária Chamada da Meia-Noite, 1984; REIS, Aníbal Pereira dos. 666. Ourinhos, Edições Cristãs - Editora Ltda., 2003.

4 comentários:

  1. Na verdade, www é meu candidato preferido nessa estória. Quem não souber ou não quizer usar essas tres "benditas" letrinhas tá ferrado. Não compra, não movimenta conta bancária, não faz inscrição em concurso, tamos quase lá onde o véio João previu.

    ResponderExcluir
  2. Dalai Lama o Anticristo.Há varias especulações a respeito do anticrsto.Sabemos que dalai lama é titulo o verdadeiro nome dele é JETSUN e ao associar o nome ao titulo é 666 conforme a gematria do Hebraico e do Inglês.No livro Daniel cap 9.26 o anticristo é um principe e o dalai lama é a reencarnação do principe Sidarta Guatama conforme a crença budista. Quanto ele vim do imperio romano Átila rei dos hunos dominou parte do império romano no ano 450 dc.A genealogia dele é esta Átila Gengis Khan e dalai lama.Tudo indica que o anticristo não será casado conforme Daniel cap 11.37.Jesus esta voltando para arrebatar sua noiva.Maranata!

    ResponderExcluir
  3. (Melhor do que querer conhecer a identidade do Anticristo, é conhecer bem a identidade do próprio CRISTO.)Transcrevo tuas palavras pois, Acredito estar nelas a essência de tudo.

    ResponderExcluir