domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Homossexualidade

Introdução

Em tempos de grande mutação de valores morais, como este em que vivemos, é necessário que certos valores sejam periodicamente reafirmados, tais como, os que dizem respeito à família, ao casamento e ao sexo, por exemplo. Essa forte onda de relativismo ético que enfrentamos, onde a sociedade questiona o sentido de tudo, tem imputado às pessoas a idéia da automonia do indivíduo como fonte dos próprios valores. E isso tem experimentado o seu reflexo principalmente na área sexual (afetando, portanto, a família e o casamento). Diante desse fato, creio que sejam oportunas algumas breves mas necessárias considerações sobre o homossexualismo. As linhas que seguem estão baseadas no livro: Os Fatos Sobre a Homossexualidade, de John Ankerberg e John Weldon, o qual foi publicado pela Obra Missionária Chamada da Meia-Noite, edição de 1997.

I. Os Homossexuais já Nascem Sendo Homossexuais?

Ativistas gays freqüentemente afirmam que nasceram homossexuais e que a sua orientação sexual é semelhante a algo como a cor dos olhos ou ser canhoto. Muitos homossexuais afirmam que suas preferências sexuais são inevitáveis e imutáveis devido aos fatores biológicos e, portanto, o estilo de vida homossexual seria algo que a sociedade deveria aceitar como normal.

Essa idéia de determinismo biológico tem sido utilizada de maneira crescente nos últimos anos. Seja como for, o argumento de que um homossexual já nasce assim tem a intenção de dizer que a sociedade não pode esperar que ele pare com seu comportamento ou se converta à heterossexualidade. Afinal de contas, não é justo esperar que uma pessoa mude o que ela é biologicamente. Isso quer dizer que a homossexualidade é um comportamento normal e até moral para o homossexual.

As implicações desse ponto de vista são que todos os aspectos da sociedade, incluindo a educação, a religião e a lei devem mudar, já que o homossexual não pode mudar. O determinismo biológico afeta não somente nossa atitude geral para com a homossexualidade mas também nossa abordagem de aconselhamento e tratamento - eles se tornam inúteis, já que a mudança é impossível.

Mas será mesmo verdade que os homens e mulheres gays são biologicamente predestinados a uma certa sexualidade? Pesquisas tentando mostrar causas-efeitos biológicos ou genéticos para a homossexualidade existem há quase um século. Mas, o fato é que, ao longo dos anos, nenhuma pesquisa jamais provou uma base orgânica para a homossexualidade. Em outras palavras, não existem evidências comprobatórias para isso.

Então, se a homossexualidade não tem base biológica, logo, só pode ser uma preferência adquirida. É por isso que especialistas no assunto como Wainwright Churchill, afirmam que "A sexualidade humana é inteiramente dependente de um aprendizado e condicionamento. O padrão de comportamento sexual do indivíduo é adquirido no contexto de suas experiências singulares, e não é, de maneira alguma, inato ou herdado". Além disso, outros autores ainda argumentam que "a experiência de um despertamento homossexual na infância e na adolescência e o envolvimento em atividades homossexuais genitais são fortes indicadores de futura homossexualidade adulta".

Uma vez que sabemos do fato de que homens e mulheres homossexuais não nascem homossexuais, então, é possível que a sua preferência sexual seja corrigida. Sendo assim, não se pode negar que homossexuais que querem mudar, geralmente mudam sua orientação sexual. A mudança pode ser mais difícil para alguns devido a fatores de motivação, vontade e circunstâncias. Mas na terapia em si, com motivação e ajuda adequadas, parece que, teoricamente, a mudança é possível a todos. É claro que abandonar um determinado hábito, que é praticado, às vezes, há muito tempo, é mais difícil do que adquirir um novo hábito. Todavia, isso é absolutamente possível.

II. Falsas Argumentações Usadas para Favorecer o Homossexualismo

1) A homossexualidade é uma prática muito comum para a sociedade poder condená-la.

Resp.: O fato de uma prática ser comum não a torna legítima. Ora, o estupro, o adultério, o roubo e outras práticas semelhantes também são comuns em nossa sociedade, mas nem por isso são moralmente corretas.

2) O homossexual tem o direito de fazer o que quiser com o seu corpo.

Resp.: Bem, não é porque o homossexual tem o direito de fazer o que quiser com o seu corpo (se é que qualquer um de nós tem, de fato, tal direito) que a sua escolha será necessariamente correta. Os direitos andam sempre acompanhados de deveres. Sendo assim, temos o direito de fazer aquilo que é correto, e não aquilo que quisermos. Você já pensou o que aconteceria se cada motorista resolvesse fazer o que quisesse com o seu carro durante um trânsito intenso, inclusive, desrespeitando os semáforos e as leis do trânsito?

3) A homossexualidade é um direito civil.

Resp.: Um erro moral nunca pode ser um direiro civil.

4) Críticos da homossexualidade são fanáticos ou homossexuais disfarçados ocultando seus próprios medos.

Resp.: Essa resposta é muito conveniente! Aqueles que idealizam tal argumento acreditam que podem legitimar seu ponto de vista desferindo simples ataques verbais infundados contra aqueles que não partilham de suas opiniões.

5) A homossexualidade é normal para os homossexuais. Portanto, é certo para os homossexuais.

Resp.: Esse mesmo argumento também pode ser usado por criminosos habituais.

6) Quando a sociedade condena a homossexualidade, só está condenando a si mesma, pois os homossexuais são membros produtivos da sociedade.

Resp.: Ainda que os homossexuais sejam membros produtivos da sociedade, tal fato não justifica a sua escolha sexual inapropriada.

7) A opinião cristã sobre a homossexualidade será ultrapassada pela pesquisa moderna.

Resp.: Muito pelo contrário, as pesquisas mais recentes têm demonstrado que o homossexualismo é, de fato, uma escolha, e não um comportamento que seja fruto do determinismo biológico.

8) O amor é a única coisa que importa.

Resp.: Quem é que define o amor e os seus limites? Pode um comportamento pecaminoso ser amoroso?

9) O próprio Jesus não condenou a homossexualidade.

Resp.: Não é bem assim. Jesus manteve a autoridade divina do Antigo Testamento em João 17.17. Confira também Mt 19.4,5.

10) O comportamento homossexual entre animais prova que a homossexualidade é uma condição biológica/evolucionária natural.

Resp.: Isso não é verdade. E mesmo que fosse, homens e mulheres não são meros animais. Essa comparação entre o comportamento sexual dos homens e dos animais é muito infeliz e inapropriada, pois não há como comparar seres racionais com irracionais. Enquanto que os animais agem baseados fundamentalmente em seus instintos, o mesmo não pode ser dito a respeito dos seres humanos.

11) Os cristãos devem, pelo menos, distinguir entre a atitude homossexual promíscua (pecaminosa) e a condição homossexual (não pecaminosa). Portanto, a homossexualidade monogâmica não é pecaminosa.

Resp.: Nada está mais longe da verdade. Não há como fazer distinção entre homossexualismo promíscuo e homossexualismo monogâmico. Quando Deus cria a humanidade, ele a subdivide entre macho e fêmea (Gn 1.27), criando, portanto, o matrimônio de natureza heterossexual, e não homossexual (Gn 2.18-25).


Conclusão

Para concluir esse texto, gostaria de deixar bem claro aos homossexuais que nós, cristãos-evangélicos: 1) não os odiamos e 2) não temos nenhum preconceito contra eles. Apenas não concordamos com as suas opções e práticas sexuais, valendo-se de nosso direito de liberdade de expressão como assegurado em nossa constituição que, no seu artigo 5º, inciso VIII, declara: "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política (...)". Além do mais, como seguidores da Bíblia e de seus princípios, simplesmente não podemos permitir que a nossa consciência fique embotada e nossas ações estejam inertes diante de um comportamento que é evidentemente anormal.

Na paz de Cristo,

Carlos Augusto Vailatti

Obs: Se quiser saber mais sobre o homossexualismo sob o ponto de vista cristão, consulte ainda:

CARVALHO, Esly Regina S. de. (org.). Homossexualismo: abordagens cristãs. Brasília, EIRENE do Brasil, 1989;
DALLAS, Joe. A Operação do Erro: o movimento "gay cristão". São Paulo, Editora Cultura Cristã, 1998;
PAYNE, Leanne. A Cura do Homossexual. Rio de Janeiro, Edições Louva-a-Deus, 1994;
REGA, Lourenço Stelio. Libertação e Sexualidade, uma análise. São Paulo, Vida Nova, 1991;
SEVERO, Júlio. O Movimento Homossexual. Venda Nova, Editora Betânia, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário