quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sob Nova Direção

"Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte" (Sl 48.14).

Certamente, você já ouviu expressões tais como estas: "Quem manda na minha vida sou eu!", "Eu sou dono do meu próprio nariz!" e "Sou eu quem dita as regras por aqui!". Tais frases, dentre tantas outras, representam de forma vívida os sentimentos de auto-suficiência, independência e autonomia arrogante que regem o ser humano sem Deus, o qual se vê emancipado em sua existência terrena. Isso me faz lembrar de um fato ocorrido tempos atrás.

Certa vez, fui convidado para pregar em uma reunião em Mogi das Cruzes. No meio do caminho, parei em uma lanchonete para comer alguma coisa. Porém, ao entrar no local, fiquei assustado com a sua aparência. As paredes estavam descascadas, o sanitário estava sujo, a garçonete que me atendeu estava com o cabelo bem desarrumado etc. Confesso que fiquei impressionado com a cena e só acabei tendo coragem de tomar um refrigerante porque fazia muito calor na ocasião e não havia outra lanchonete próxima aonde pudesse ir. Acontece que depois de aproximadamente seis meses, novamente me convidaram para pregar em Mogi das Cruzes. E, para variar, acabei passando pela mesma lanchonete no caminho a fim de poder "forrar o estômago". Contudo, qual não foi a minha surpresa ao entrar no estabelecimento e vê-lo com as paredes pintadas, o sanitário higienicamente instalado, o garçom bem vestido (usando, inclusive, a sua gravata borboleta) e a lanchonete em geral bem organizada e asseada. Pensei comigo: "Agora sim! Isso é que é uma lanchonete!". Ao pedir a conta para o garçom, a curiosidade me fez perguntar: "Escuta, tempos atrás eu passei por aqui e essa lanchonete estava diferente. Hoje ela está bem melhor. O que aconteceu?". E o garçom me respondeu: "O sr. não viu a faixa pendurada lá fora? Essa lanchonete tem agora um novo dono. Foi ele quem ajeitou as coisas". Ao sair da lanchonete, lá estava pendurada a faixa com os conhecidos dizeres: "SOB NOVA DIREÇÃO". Tais palavras me fizeram refletir sobre o seu significado do ponto de vista cristão.

De repente, alguns pensamentos me tomaram de assalto. Pensei: "É...viver sob uma nova direção faz toda a diferença!". Antes, o álcool e o cigarro dirigiam a minha vida. Hoje, é Deus quem dirige os meus passos. Antes, muitos pensamentos maus dominavam a minha mente. Hoje, a Palavra de Deus é a minha guia. Antes, valores mundanos preenchiam o meu coração. Hoje, os valores do Reino de Deus é que são o meu grande tesouro. Enfim, antes, eu andava pelos meus próprios e errados caminhos. Hoje, apesar de todas as minhas imperfeições, é Deus quem me guia. Aliás, é Deus quem será o meu guia até à morte! Isso é viver sob uma nova direção. Viver sob nova direção, é viver sob a direção de Deus, sob a orientação do Espírito Santo, sob a condução de Sua Palavra e sob a fé no sacrifício expiatório de Seu Filho, Jesus.

Tudo isso me faz pensar nas palavras que o reformador Martinho Lutero costumava dizer: "Quando alguém bate à porta do meu coração e pergunta quem mora nele, eu respondo: Antigamente morava Martinho Lutero, mas ele mudou-se e agora Cristo ocupa a casa". Assim como a lanchonete que citei, Lutero também estava vivendo sob uma nova direção. Era Cristo quem dirigia a sua vida, e não mais o próprio Lutero.

E quanto a você? Quem, ou o quê dirige a sua vida?

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gl 2.20a).

Autor: Carlos Augusto Vailatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário