domingo, 29 de março de 2009

Igreja S/A

(Guaraná Jesus - Refrigerante famoso no Maranhão)

Tempos atrás tomei conhecimento da existência de um refrigerante muito famoso no estado do Maranhão, chamado Guaraná Jesus. Esse refrigerante tem como seus slogans principais: "O Sonho Cor-de-Rosa" e "Abençoe sua sede!".

Esta grande sacada de marketing, que une religião e bens de consumo em um mesmo "pacote", me despertou para a seguinte reflexão:

Não é somente no estado do Maranhão que o nosso Jesus é comercializado. Nós também podemos verificar esta mercantilização do sagrado ou esta comercialização da fé (como você preferir chamar) em muitos de nossos mercados (ops, desculpe, eu quis dizer "templos") evangélicos.

Aliás, já que estamos falando sobre consumismo, soube que existe inclusive um termo apropriado para se referir a ele. Se chama Oniomania (do grego onios = "à venda"; mania = "insanidade"), termo médico usado para descrever o desejo compulsivo de fazer compras. É isso mesmo, tal desejo exacerbado de consumir já é visto como doença!

A partir desses dados, creio que seja inevitável pensar sobre a "mentalidade de mercado" que tem assombrado o nosso evangelicalismo, sobretudo, pentecostal e neopentecostal, nos últimos tempos.

Esse tipo de mentalidade eclesiológica de mercado faz uma pesquisa de campo, estuda o comportamento dos consumidores (os futuros crentes ou os já convertidos), escolhe o seu público-alvo (classes: A, B ou C - preferencialmente as duas primeiras classes), estrutura qual é a melhor estratégia para alcançá-lo (culto dos milagres, noite da cura, vigília da prosperidade etc) desenvolve produtos que melhor se encaixem em seu perfil (louvor, estudo bíblico, pregação, coreografia, oração etc), estipula o preço destes produtos (você tem que ser um cliente - ops, novamente me desculpe, quero dizer, você tem que ser um contribuinte bem liberal em suas ofertas) e, finalmente, tais produtos, depois de precificados, são expostos em suas prateleiras eclesiais.

Bem, você pode até achar que eu estou "pegando pesado" (e tem todo o direito de pensar o que quiser), mas a verdade infelizmente é essa. Muitas de nossas igrejas se descaracterizaram como tais e, em vez de serem vistas como pronto-socorros espirituais, acabaram se transformando em verdadeiros supermercados da fé. Aliás, confesso que não estranharia se entrasse em uma igreja e ouvisse o pastor dizendo o seguinte do púlpito:

"Vamos entrar freguesia! Aproveite bem as compras, porque os produtos estão bem baratos. A santificação sai pela metade do preço. A obediência a Cristo está com 40% de desconto. A leitura da Bíblia é opcional. Você pode lê-la ou não. Fica a seu critério. Aqui nós temos todos os tipos de produtos para todos os tipos de gostos. Não se preocupe com obrigações e deveres cristãos, pois aqui não é você que deve se adaptar ao Evangelho, mas sim o Evangelho é que deve se adequar a você. Por isso, venha como está e permaneça da forma como se sentir melhor. Aqui, quem manda é o cliente (quero dizer, o crente). Se quiser cantar no coral, pregar ou participar de qualquer outro departamento, ainda que não tenha o dom para isso, não se desespere, pois não há dom que não possa ser concedido mediante uma generosa contribuição. Quanto aos dízimos e às ofertas, se você não puder dar o dízimo em dinheiro, dê em cheque. E se não puder pagar o dízimo à vista, nós aceitamos que você o divida em três cheques pré-datados (para 30, 60 e 90 dias). Ainda assim, se você não puder pagar o seu dízimo em dinheiro ou cheque, nós também o parcelamos em 3x no cartão. De preferência, no MASTERCARD, pois, afinal de contas, o nome já diz tudo, ele é o CARTÃO DO MESTRE. Bom, eu espero sinceramente que você tenha feito ótimas compras e que volte sempre!".

É pra rir ou é pra chorar?!

Autor: Carlos Augusto Vailatti

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