sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A Teologia Feminista

A Dra. Ivone Gebara, na apresentação de seu interessante livro: O Que é Teologia Feminista, pp.9-10, faz o seguinte comentário:


"Desde que em 1982 começamos a cantar o refrão 'Deus é menina e é menino' com letra e música de Pepeu Gomes, uma brecha se abriu na cultura popular brasileira para considerarmos a questão da possibilidade de acolher um rosto feminino da divindade (...). No contexto brasileiro, a música popular introduziu de maneira animada e alegre o feminino na hegemonia do masculino, sobretudo em relação à complexidade do ser humano e à simbologia do divino. De repente a música (...) provocou um desejo de respeito às diferenças não só políticas e sociais, mas também simbólicas. A canção fez parte de um conjunto amplo de produções artísticas da época com base nas quais preconceitos, papéis e estereótipos sexuais foram criticados e até rejeitados (...) Cantar o Deus menina e menino, reconhecer o feminino e o masculino em nós, pode ser considerado um passo em direção à possibilidade de uma teologia feminista menos fechada apenas a um grupo de especialistas ou a algumas pessoas interessadas (...)".

A autora, ao defender nesta excelente obra que Deus foi inserido nas diversas culturas e religiões, incluindo-se aqui o próprio cristianismo, como um ser essencialmente masculino, questiona o porquê das mulheres terem sido colocadas em segundo plano nesse contexto. Além disso, ela também questiona o porquê dos símbolos do heroísmo, do sacrifício e da abnegação, dentre tantos outros, terem uma característica acentuadamente masculina. Embora a sua obra seja, sem dúvida alguma, muito bem escrita e, inclusive, recomendada a sua leitura, acredito que o nome Teologia Feminina seria mais apropriado para descrever essa área relativamente nova da Teologia, em vez de Teologia Feminista. A meu ver, a Teologia Feminista corresponde muito bem a uma outra faceta da Teologia da Libertação. Em outras palavras, trata-se de uma teologia voltada para defender os marginalizados e excluídos da sociedade. Por outro lado, a Teologia Feminina seria aquela que produz reflexões sobre Deus e a sua interação com o mundo a partir da perspectiva feminina. Enquanto que o adjetivo feminista transmite, por uma lado, uma certa sensação de vingança almejada por parte das mulheres, o adjetivo feminina, por outro lado, parece ser mais ameno e apropriado. Talvez, esta seja uma mera questão de terminologia. Quem sabe?

De qualquer forma, como homem, gostaria de dizer que não me oponho à existência de uma teologia feminina. Muito pelo contrário, eu até a defendo e admiro, desde que, é claro, essa teologia não seja radical como aquela propagada por Elizabeth Cady Stanton que, no século passado, escreveu a Bíblia das Mulheres, Bíblia esta que teve muitos de seus trechos eliminados pela autora, pois eram vistos como textos claramente opressivos contra as mulheres. Acredito que atitudes como a do Papa João Paulo II, que em 2004 nomeou duas mulheres para integrarem a Comissão Teológica Internacional, Sara Butler e Barbara Hallensleben, devem se incentivadas e repetidas muitas vezes. O meu sincero desejo é que as mulheres tenham os seus direitos equiparados aos direitos masculinhos. Elas merecem isso!

No demais, oxalá que Deus multiplique pelo mundo afora mulheres tais como: a cientista Marie Curie, a religiosa Madre Teresa de Calcutá, a poetisa Cora Coralina, a política paquistanesa recém-assassinada Benazir Bhutto, e tantas outras. Nesse nosso imenso universo, há espaço para todos e para todas.

Carlos Augusto Vailatti

2 comentários:

  1. Excelente assunto abordado, um excelente livro que já li.
    Temos grandes pensadoras em várias areas,também na Teologia.
    Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querido Carlos Augusto, gostei muito desse bolog. mais blog desses tem que existe para que possamos refletir sobre essa questão feminista, pois ao meu ver Feminista e a palavra correta para que possamos modificar a cultura machista e sexista da nossa estrutura, trazendo para a ordem do dia a igualdade, já o feminiano não vamos modificar a estrutura,e sim da um toque feminino, entende?
    Um abraço
    Dina Lopes
    dinarasta@hotmail.com

    ResponderExcluir